sábado, 29 de maio de 2010

Não resisti!



Todo santareno com a mínima habilidade artística já fez, faz ou fará isso um dia: cantar a(s) beleza(s) de alter-do-chão. Agora chegou minha vez. Hoje foi um dia que me deu muita vontade de estar nesse paraíso tropical.
Queria contar para vocês uma verdade. No dia 28 de dezembro de 2009, por volta das 11h da manhã, recém-chegado no Rio de Janeiro, estava com a minha família dando uma volta no calçadão de Copacabana. Avistei um senhor com algumas telas expostas a céu aberto; resolvi ir lá ver o que aquele artista de rua teria, afinal, todo turista quer lembranças do Pão-de-açúcar, Corcovado, Maracanã... Realmente, ele tinha todas essas imagens nas telas, mas uma me chamou a atenção: a coroa de areia com um morro com uma cruz ao fundo. Era nada mais nada menos que Alter-do-Chão! Fui logo perguntando:
-Moço, essa aqui fica em que bairro?
O Artista respondeu:
-Não fica aqui. Isso é uma praia no Pará. Vi há uns meses no jornal uma foto dela e não esqueci nunca mais. É a praia mais bonita que já vi na minha vida.


Você não é obrigado a acreditar (embora realmente seja real), mas é obrigado a valorizar esse milagre da natureza que é alter. Obrigado.



Alter-ego

Meus olhos ficam marejados, alter,
Quando vejo a água do teu rio brilhar.
Espelho tapajoara que reflete teu alter-ego, ó praia
Entidade de magia, folclore e beleza rara.

Meu sorriso se abre e meu ego se infla, alter.
Quando confundo tuas curvas com as de uma mulher.
Teu contorno de areia, desenho teimoso e perfeito,
Faz de amor a teu corpo um homem suspirar.

E voa no vento o meu olhar.
Pelo verde lago, pelas catraias azuis e os coletes laranjas.
Pelo suor derramado pelo aventureiro do morro do teu Cruzeiro.
E projeta na retina os botos de mentirinha.
Cada canto teu é uma lenda, um canto, um encanto.

Eu só lembro das tardes de sol mergulhado até os ombros.
Coca-cola e Bolinho de piracuí na mesa.
Amigos em volta, risadas...esqueça.
As memórias da tua corrente serão sempre mais intensas.


8 comentários:

  1. O trocadilho do título e o verso do bolinho de piracuí são os melhores!

    Adorei, João!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. mermão doido, tá do carai.

    nao tem como nao ter orgulho de dizer que essa maravilha eh nossa.

    meu amigo ta um filosofeiro.
    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tá cada vez melhor hein, João!

    Adoreiii... =)

    Já sou fã de carteirinhaaa...

    Abraços!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. que orgulho, gostei muito desse poema ;D

    ResponderExcluir
  5. tds mto bons até agora, João.
    continua assim que logo passas de produtor de textos em verso para poeta de verdade. =)

    Nina Bemerguy

    ResponderExcluir
  6. Uma nova fã, vc conquistou ;)

    Muiito bom mesmo... Só deus sabe o quanto q essa terra faz falta.... Me identifiquei !

    Parabéns ;D

    ResponderExcluir
  7. adorei. sem dúvida nenhuma um dos melhores, o que já era de se esperar.
    'Só deus sabe o quanto q essa terra faz falta'²
    parabéns João! beijos, saudades!

    ResponderExcluir
  8. João sou blogueira de carteirinha, e através do blog do Jeso conheci o teu e adorei!
    Amo Alter do Chão e não resisti ao ler teu poema falando sobre essa nossa maravilha.
    Parabéns, fico muito feliz ao ver jovens como vc, produzindo coisas belas e principalmente por te conhecer desde criança. Adorei, bjs Mirika Bemergui

    ResponderExcluir

Deixe sua opnião para o autor do Blog