sábado, 13 de agosto de 2011

Homenagem I do Blog, OLAVO BILAC



Estou com algumas poesias bem legais para postar. Porém, resolvi fazer aqui no blog algumas homenagens a autores que norteiam a minha inspiração. Vou começar com o "Príncipe dos Poetas", Olavo Bilac.
Uma sucinta biografia deste grande nome da Literatura Brasileira: Olavo Brás Martins Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 1865 e morreu em 1918 na mesma cidade. Foi um jornalista e poeta e fundador da Academia Brasileira de Letras. Cursou Medicina e Direito, mas sua verdadeira vocação eram as Letras. Foi um dos mais eminentes Abolicionistas da nossa História.
Sua escola literária era o Parnasianismo (o qual não sou muito fã), mas também tem algumas produções Românticas, principalmente evocando o amor à Pátria (É o autor do Hino à Bandeira). Uma curiosidade: foi a primeira pessoa a sofrer um acidente automobilístico no Brasil (1897)!
Não é meu poeta favorito, porém, é o autor da mais linda poesia que já li, e aí vai ela (na verdade, apenas uma parte, pois é uma poesia com mais de 20 sonetos).

Via Láctea
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".



Ah, parabéns a todos os pais, principalmente para o melhor do mundo: o meu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião para o autor do Blog