sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-Feira (Santa)


O feriado da Semana Santa é sempre (ou deveria ser) momento de muita reflexão. Infelizmente, esse ano não estou no esplendor do exercício do "meu" Cristianismo, assim, acabei deixando de lado o meu espiritualismo nessa data. Até que fui assistir à adoração do "Senhor Morto" na tarde desta Sexta e - como sempre - arborizei meus pensamentos para bem longe do evangelho e fiquei refletindo.
O templo onde eu estava era a Basílica do Santíssimo Sacramento (Igreja do Santíssimo para os íntimos). Um templo moderno, com padrão arquitetônico e designs arrojados e audaciosos. Muito diferente de igrejas barrocas, góticas ou renascentistas que costumamos citar quando o assunto é beleza (Basílica de Nazaré e Igreja de Santo Alexandre em Belém, por exemplo). Porém, se Deus é Onipresente, estaria Ele "mais presente" em lugares banhados a ouro e "menos presente" em lugares marcados pelos traços contemporâneos? Acredito que não.
Outro ponto é o seguinte: Se Jesus lhe aparecesse hoje, viria Ele vestido de branco com a manta longa e alva como nas iluminuras ou desenhos bíblicos? Acredito que não. Se eu encontrar Jesus (se já não encontrei...), Ele vestiria calças Jeans e calçaria All Star.
Afinal, se o mundo mudou, se as pessoas mudaram, por quê a Igreja não pode se modernizar e dar lugar a templos e ícones modernos? É estranho a idéia de um Deus moderno, com "seguidores" no Twitter ou uma página no facebook. Mas é mais ou menos isso. O Deus que eu acredito não parou no tempo e seu julgamento não é como de um Paladino da Santa Inquisição, mas sim algo compatível com o mundo em que vivemos hoje.



Paixão


Quero beber do teu sangue
com sede de me embreagar.
Quero Entornar a tua taça
com ânsia de quem quer se afogar.


Quero comer tua carne
- mordendo com vigor 
o pão da melhor Paixão.
E como o maná que veio do céu,
grudar-se-á no céu da minha boca.


Teu corpo, Teu sangue,
ingeridos pelo meu organismo,
não é canibalismo, Meu Senhor.
É apenas auto-flagelo.




P.S.: Eu tenho muito a postar, porém, a NETSAN, por motivos de incompetência, me deixou sem Internet essa semana aqui vai minha dica: não assinem os planos dessa empresa. Graças à minha namorada, Agatha, estou postando com um modem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião para o autor do Blog