sexta-feira, 9 de julho de 2010

Férias = preguiça

Cara, poesia não combina com férias. Vocês não tem noção: quanto mais tempo se tem, menos disposição há para fazer as coisas. Parece que os versos fluiam tão livremente nos cinco minutos entre um livro ou outro no tempo das aulas. Eu durmo (quase) todo dia com a consciência pesada "po, nem escrevi nada." "po, o blog tá entregue às traças". Eis aqui a nafitalina: um poema com uma pontinha de esperança.
Mário Quintana disse uma vez que quando o leitor não entende o que um autor escreveu, é porque um dos dois é burro. Porém, nem todo mundo vai entender este poema, pois fala de um cara que somente quem está mais ligado ao colégio em que eu estudei conhece. Quem não entender, não se sinta burro e nem me chamem de burro!



Par de olhos

Era uma vez um par de olhos
que via tudo belo e total.
Foi perdendo a nitidez, como quem mexe na antena da TV
e logo ganhou a companhia de vidros garrafais.
Garrafa de vidro, de água, de vida,
litros e litros dum elixir que ria e fazia rir.
Litros de alegria, de sorrisos e de geografia.

O par de olhos via coisas bonitas.
Viu amores, copas do mundo, a Bíblia e coisa e tal
enquanto os fiés fundos de garrafa ganhavam sempre mais um grau.
Entre mapas, livros, blocos econômicos e cartéis,
quem sentava para ver o par de olhos ensinar
não via mesmo era o tempo passar.

O par de olhos foi ficando cansado.
Seu cristalino foi cristalizando-se,
a mácula, imaculando-se
e o par queria apenas descansar.

Até que um sério jaleco decretou:
- Não tem volta. A chance é uma gota no mar.
Reação melancólica: se afogava esse par
e dos olhos transbordavam gotas de desespero.
Quão triste para eles não poder ver mais o brilho de outro par.
O destino é escuro e tem prazo para acontecer. Uma penumbra de incertezas.

Mas quem lá de cima olha
é sabio e sabe traçar
as linhas e os caminhos
pros olhos a luz enxergar.
O Homem-que-vê-tudo encomendou
- em ventre bem-amado -
uma menina, a luz dos olhos,
para o par de olhos se encantar.

Quando o último raio de luz se apagar nas intactas retinas desse par,
eles estarão pronfundamente agradecidos
por virem um novo par de olhos brotar.
Olhos pequeninos, sorridentes e infantis.
Felicidade escancarada na "tela".
E com a "menina dos olhos" no colo
não precisará mais de olhos
para ver que a vida é bela!

21 comentários:

  1. Concordo que férias=preguiça... nuss nem me fale! =/

    Bem... mais uma vez achei fenomenal o poema... apesar de não ter entendido realmente todo o contexto desse poema, mas o que eu achei incrível foi que tentei imaginar tudo que disseste... todo texto tem isso mesmo, neh... fazer a gnt viajar um pouquinho... hehehe... e poema num eh diferente... eu fiquei imaginando os óculos, os olhos, a sala de aula... rsrs... e o Dr no consultório (jaleco branco) dando diagnóstico... hahahaha! Que loucura!!! Adorei, João!!!

    Parabéns!!! =)

    ResponderExcluir
  2. larissa, minha cara, queria que isso fosse só um poema e fruto da minha imaginação.
    Muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. nossa Joao.. é uma pena mesmo o seu poema ñ ser apenas fruto da sua imaginação!!
    O Elisá tem um par de olhos (os + importantes) q ñ possuem nenhum tipo d doença: o par de olhos da alma!
    parabéns!!

    Nayane

    ResponderExcluir
  4. João,meu grande amigo, eu queria que a gente se reuni-se ao menos aqui na net, com nossos colegas de outrora para ver o que podemos fazer pra apoiar ou dar uma luz pro Elisá.
    Ele pra mim é um grande amigo.
    Ele vai ter mesmo uma menina?
    Aqui em baixo eu escrevi uma pontinha dessa agonia.
    Abraço


    Lembro da blusa azul, das fronteiras que trazia.
    As piadas que criei, hoje são melancolia.
    Culpa dele eu enteder, e discutir qualquer notícia,
    Mas porque só com os bons que Deus trata com Ironia?

    ResponderExcluir
  5. João, só realmente quem conhece e conviveu com o Elisá, é que irá entender verdadeiramente aquilo que queres passar.
    Tás de parabéns, pois o descreveste da melhor maneira possível "litros de alegria, de sorrisos e de geografia" é isso que eu levo desse professor queridissimo!

    Ana Paula Alho

    ResponderExcluir
  6. poema lindo..
    ferias e isso mesmo..mas a mensagem do poema pra poucos...mario qintana pegou pesado,fez bem em separar os estilos de v6 dois...
    enquanto ao homenageado...aprendi sobre a tundra e a floretra de coniferas,pegando o primeiro demerito no CDa,enquanto fugia da sala de reunioes pinchadas com meu nome..
    hehehe
    ele saia dessa..
    flw
    continue assim..

    ResponderExcluir
  7. ei, meu médico
    tu me fizeste chorar
    eu tava mto best do elisá

    ResponderExcluir
  8. caralho, o poema tá foda
    lembrei das aulas do elisá, - as melhores xD

    parabens mano

    nhonho

    ResponderExcluir
  9. É incrível como todos que já foram ou que ainda são alunos desse verdadeiro mestre se sensibilizam ao ver tanta alegria e tanta graça sendo abaladas por conta da genética, que em nenhum momento, o deu opção quanto as consequências que o traria.
    Apesar disso, a vida não acaba nem mesmo na escuridão, porque os olhos da alma, ah, esses sim são os olhos da eternidade.

    ResponderExcluir
  10. Oi João,
    Meu nome é Milca e sou irmã do Elisá.Sua poesia encheu meus olhos de lágrimas e meu coração de alegria.Chorei porquê suas palavras me emocionaram muito e ao mesmo tempo me fizeram lembrar mais uma vez desse mal que chegou à minha família(porque eu também tenho tenho a mesma doença).Me alegrei muito em saber que Deus colocou ao lado do meu irmão pessoas que, com sinceridade estão o apoiando nesse momento tão difícil.O carinho de todos vocês tem sido crucial para que a alma dele não adoeça junto com olhos.
    Que Deus o retribua por isso!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. ola João!!
    tbem sou irmã do Elisá( Rafael pra mim),pra sincera tbem fiquei emocionada quando a minha irmã leu essa poesia,mais chorei quando li os comentários de pessoas como vc que conseguem descrever em palavras o mestre,brincalhão,com suas mensagens de duplo sentidos e um conteudo rico de detalhes e conhecimento,assim eu vejo ele como professor,lamentamos o que ele e a Milca estao passando mais graça a DEUS,ele envia pessoas com vc de coração sincero e sentimentos puros pra da um apoio.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  13. De Elisá para João, estou muito sensibilizado e emocionado com sua poesia, admiro sua capacidade mesmo distante de mim alguns anos vc conseguiu retratar a alegria e prazer do que eu fazia e também a tristeza profunda de saber que tudo acabou, mas foi muito bom enquanto durou, sou muito agradecido a Deus por ter me dado tão boas alegrias, de ter conhecido pessoas tão especiais, como vc. Mesmo diante de tudo minha família tem me amado, minha mãe, minhas irmãs e meu pai. Em especial minha esposa que vem chorado e vem rido comigo.
    Espero que me coloque diante de Deus com suas orações, não esquecendo do meu pai e da minha Irma que tem a mesma doença.
    Desde o dia que soube da doença não tive uma crise de choro como a que tive hoje, não sou muito de me emocionar com poesias, no entanto vc com suas palavras, mexeu comigo.
    Cada palavra retrata minuciosamente minha situação. O que mais me consolou diante de tudo isso foi a benção de saber que a Diane esta esperando uma menina, que será a ‘menina dos meus olhos’ a minha grande alegria neste momento de tristeza, e que mesmo nesta situação me trás muita felicidade.
    Apesar do futuro, e saber que estou impotente diante do que esta para vir e sentir que Jesus me ama e Deus sempre esteve comigo, na alegria e na tristeza, mesmo quando eu me esquecia Dele.
    Obrigado Senhor, por colocar pessoas como vc no meu caminho.
    A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9
    Elisá

    ResponderExcluir
  14. Oi Joao,queria dizer que tu fizeste o meu marido chorar (e chorou como uma criança, de um jeito que nunca vi). Obrigada por provocar nele esse turbilhao de emoçoes, saudades, sentimento de dever cumprido (mesmo que interrompido... ate quando eu nao sei ...). Mas, vou guardar essa poesia e mostrar para a Hadassa Rafaela (que hoje carrego em meu ventre), quando for grandinha vai saber o quanto o pai dela é querido por todos voces. E, sem duvida, ela é um presente de Deus em nossas vidas e que tem dado forças para que o Elisá possa suportar essa rasteira que a vida está tentando lhe dá. Agradeço o apoio que vc tem dado ao meu amado Elisá. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. mano dessa vez tu conseguiu me fazer chorar ):
    o Elisá pra mim(e pra mta gente) além de professor é um amigo *-*
    e eu não consigo mais escrever nda pq to mto emocionda com o q escrevestes e com o comentario do próprio! eu te amo mto! e parabéns pela poesia

    by:Arielle Rabelo

    ResponderExcluir
  16. quem conhece nosso querido professor elisá, não consegue ler sem se emocionar. cada linha escrita faz relembrar das aulas, conversas, risadas que vivemos ao longo do nosso CDA. que saudade!

    Peço a Deus que o ajude nessa nova etapa,pois quem confia no Senhor é como os montes de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

    Um beijo ex primo, parabéns!!

    ResponderExcluir
  17. Que Lindo, emocionante, solidário!
    Esse poema e todas essas mensagens de apoio só estão aqui para constatar a pessoa, o professor, o amigo que o Elisá foi e é.
    Os tempos de CDA passaram e não voltam mais, o que resta são saudades.. e dele ficaram as mais engraçadas e inesquecíveis. Geografia nunca foi minha matéria preferida, mas com o Elisá dando aula, com certeza tornou-se uma das aulas que eu mais gostava de estar.

    Que Deus dê toda força que ele precisa pra passar por essa luta, e alegria com essa nova pontinha de esperança que está por vir.

    E joão, parabéns pela atitude, você representa todos nós (ex- alunos do elisá), que mesmo distantes (pelas circuntâncias da vida) nos importamos com o que ele está passando!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. O que dizer?
    Fenomenal, genial... a poesia,
    pq eu tbm queria q isso tudo fosse tua imaginação.
    Fiquei emocionada, de verdade, com cada palavra.
    Soube há pouco tempo o q se passava com o Elisá, nosso querido pastor.
    Ele sabe sua importância para a nossa formação e continuará sendo um querido, prova disso é tua poesia e o q ela nos causa.
    Enfim, adorei msm.

    "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" (Sl 37:5)

    PS: Tércio, seus versos tbm são lindos!!

    ResponderExcluir
  19. gostei muito do teu poema.
    cada um ajuda como pode o Elisá, mas nada é imposível, basta ter fé e esperança que o que tiver que ser será.
    e independente do que aconteça nós estaremos aqui para ele, como um dia ele esteve por nós.
    beijos, annalusena.

    ResponderExcluir
  20. João, parabéns pelo poema que me emocionou bastante. Infelizmente não tive a oportunidade de ser aluna do Elisá, mas sempre que o encontra pelo colégio conversava com ele, e apesar de serem poucos minutos de conversa, ele foi demonstrando o ser especial que ele é. Esse carinho que vcs tem por ele é o que vai dar forças a ele...
    Estou orando para que um milagre aconteça!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns João! O Elisá foi um dos professores mais marcantes do cda para mim, só quem conheceu mesmo para saber o quanto ele é especial.
    Muito bom mesmo, sucesso para ti!

    ResponderExcluir

Deixe sua opnião para o autor do Blog